Sobre mim

Sou a Ana Carolina Pedroso Bernardo, 26 anos, formada em Fisioterapia em 2007 pela Universidade São Marcos (em São Paulo - Brasil), com média 19 (equivalente a 9,5 no Brasil), reconhecida e com equivalência pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

Concluí a Pós-Graduação de Fisioterapia em Pediatria pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa em Dezembro de 2009 com média final de 18 valores.

Atualmente estou cursando o Mestrado em Fisioterapia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa / Politécnico.

Trabalho na Intervenção Precoce da CerciPóvoa (como voluntária) e estou incluída no projeto de parceria com as escolas (CRI - Centro de Recursos para Inclusão), maioritariamente nas Unidades de Apoio ao Aluno com Multideficiência. Também dou terapias particulares em domicílio.

Já realizei estágios nas áreas de neurologia infantil, neurologia adulto, ortopedia, saúde da mulher, saúde comunitária, hidroterapia, urgência em pediatria, unidade de cuidados intensivos adulto e enfermaria.

Também já realizei estágios voluntários no Brasil (4 anos no Conviver para Jovens e Adultos com necessidades especiais) e em Portugal (8 meses na APAC - Associação Popular de Apoio à Criança e 6 meses na Intervenção Precoce da CerciPóvoa - continuei a trabalhar em ambos os lugares após o voluntariado).

Sempre gostei de trabalhar com crianças, e a fisioterapia em pediatria sempre me encantou. Atualmente, tenho a possibilidade de trabalhar nesta área e é um prazer enorme cada dia de trabalho.

Já intervim e auxiliei crianças portadoras de Síndrome de Down (Trissomia 21), Síndrome de Asperger, Autismo, Síndrome de Angelman, Síndrome de Rett, Lesão do Plexo Braquial, Paralisia Cerebral, Esquizencefalia, Hidrocefalia, Artrogripose, Mielomeningocele, Síndrome de Möebius, Lipofuscinose Ceróide Neuronal, Microcefalia, Polineuropatia Axonal Hereditária, Distrofia Muscular Miotônica, Tetrassomia do braço curto do cromossomo 7, Leucoencefalopatia com Calcificações e Quistos, Distrofia Muscular de Duchenne, Hemiparésia, Meningoencefalite, Síndrome de Prader-Willi entre outros.

Cada gesto, cada sorriso, cada passo, cada conquista... traz uma sensação inexplicável e me dá mais força para fazer o que faço e oferecer ferramentas para os nossos pequenos.

Somos responsáveis por tudo que acontece neste mundo. Com a força do nosso amor, da nossa vontade, podemos mudar o nosso destino  e o destino de muita gente. Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar. Conhecimento sem transformação não é Sabedoria.

Heróis e Companheiros    

Agradeço a todos aqueles que apoiam o meu trabalho e apostaram nele, inclusive aqueles que depositaram em minhas mãos o seu tesouro mais precioso. E aos pequenos heróis que, sem eles, minha vida não faria sentido.

Nossos utilizadores

Este site foi especialmente elaborado para aqueles que têm interesse no meu trabalho, familiares, amigos, pais, estudantes... enfim, todos os que se encantam por essa profissão maravilhosa.