Pediatria

A mulher amorosa ensina sua criança a caminhar sozinha. Ela se mantém distante o suficiente para não apoiá-lo, mas estende os braços em sua direção. Ela imita seus movimentos e, se ele cambaleia, curva-se, como se fosse apoiá-lo, para que a criança tenha a sensação de que não está caminhando sozinha... E ela ainda faz mais do que isso. Seu rosto é como uma recompensa, um encorajamento. Assim, a criança caminha sozinha com os olhos fixos na face da mulher e não nos obstáculos do caminho. Ele se sustenta nos braços que não o seguram e, constantemente, empenha-se em atingir o refúgio do abraço da mulher, suspeitando levemente que, ao mesmo tempo que enfatiza necessitar dela, também demonstra que pode estar sem ela, porque caminha sozinho. (Kierkegaard, 1846).

Envolver as crianças e os adolescentes, assim como suas famílias, nas decisões acerca de seus cuidados é fundamental para o êxito das intervenções. Os serviços centrados na família que envolvem os princípios da troca efetiva de informações, do atendimento respeitoso para com todos os membros da família, da parceria e envolvimento têm gerado melhores resultados para as crianças com dificuldades de longo prazo e suas famílias.

Definição Conjunta das Metas

É outra abordagem essencial para o sucesso da intervenção fisioterapêutica. O envolvimento da criança e da família na definição das metas contribui para melhores relações de trabalho, cooperação e, consequentemente, eficiência das intervenções.

Abordagens para intervenção

Conceito desenvolvido pelo médico Karl Bobath e sua mulher fisioterapeuta Berta Bobath. Inicialmente, foi baseado no modelo de hierarquia do controle motor, com inibição da atividade tônica reflexa anormal. Atualmente, o método evoluiu e considera apenas a facilitação das reações normais de equilíbrio e endireitamento, na sua sequência de desenvolvimento apropriada para atividades de habilidade, levando em conta principalmente a ATIVIDADE e a PARTICIPAÇÃO da criança.

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva

Método desenvolvido por Herman Kabat, é uma abordagem do desenvolvimento que usa padrões do desenvolvimento motor e inclui procedimentos específicos para promover a aprendizagem, a força muscular e a função motora. O tratamento por PNF é baseado na idéia de que todos os seres humanos inicial uma resposta de acordo com a demanda; que os movimentos precisam ser especificos e diretos para se alcançar um objetivo, que a atividade é necessária para o melhor desenvolvimento da coordenação, força muscular e resistência; e que uma cooperação mais forte faz alcançar o objetivo da função ótima.

Integração Sensorial

Trata-se da organização da sensibilidade para a função, focando no processamento sensorial das crianças (sistemas vestibular, tátil, visual e proprioceptivo), a fim de auxiliar na organização para que, deste modo, a função seja facilitada.

CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

A CIF fornece uma linguagem unificada e padronizada e orientação para descrever e mensurar os estados de saúde e de saúde relativa. Avalia e considera as funções e estruturas corporais, atividade e participação, fatores ambientais e pessoais, capacidade x performance.